Benefícios do pedal para a sua saúde mental
O ciclismo é um dos esportes mais amados pelos brasileiros e está muito além de um simples exercício físico, ele é considerado um dos melhores hábitos para a saúde, pois é uma atividade aeróbica que proporciona movimento para o corpo todo, estimulando a liberação de hormônios que fazem muito bem, tanto para o corpo, quanto para a mente.
Esses benefícios já foram comprovados por diversos estudos científicos, fazendo com que o pedal ganhasse o título de segundo esporte mais benéfico para a saúde mental, ficando atrás apenas de opções de esportes em equipe, porém pedalar em grupo também é uma opção e existem muitos deles espalhados por todo o país.
Segundo um estudo publicado na revista científica Lancet, pessoas que pedalaram tiveram 21,6% menos dias de problemas mentais, diminuindo os níveis de estresse e aumentando a sensação de bem-estar, mesmo depois de um tempo após o exercício.
Ou seja, trazer esse esporte para a sua rotina pode ser um grande benefício e, como estamos no mês do setembro amarelo, onde a saúde mental é exaltada, precisamos falar sobre as vantagens e como o pedal pode ser utilizado para auxiliar as pessoas na busca pela melhora da depressão, ansiedade e muitos outros problemas que podem levar ao suicídio, pauta principal da campanha.
Benefícios do pedal para sua saúde mental
Como falamos anteriormente, o exercício físico traz diversos pontos positivos para a sua rotina, portanto, vamos pontuar alguns deles agora, deixando o entendimento mais fácil e claro para todos vocês.
1. Melhora da sensação do bem-estar
Andar de bicicleta, principalmente fora das ruas da cidade, traz uma sensação indescritível de bem-estar.
Esse sentimento tem explicação fisiológica: quando nos exercitamos a endorfina, serotonina e dopamina é liberada no organismo, e eles são considerados os hormônios da felicidade. Ou seja, o seu próprio corpo está trabalhando para que o exercício deixe a sua rotina mais tranquila, proporcionando uma sensação prolongada de bem-estar.
Isso reflete diretamente na saúde mental, pois quando estamos nos sentindo bem, não abrimos espaço para pensamentos ruins.
2. Diminuição do estresse
Quando os hormônios da felicidade são liberados, eles acabam fechando as portas do cortisol, principal responsável pelo estresse. Esse hormônio, quando em nível alto, é o responsável por nos deixar irritados, com problemas de sono, concentração e motivação.
Portanto, ao liberarmos a endorfina, serotonina e dopamina, estamos controlando o cortisol e, consequentemente, cuidando dos nossos níveis de estresse, o que te dá mais motivação e tranquilidade para completar sua rotina.
3. Qualidade do sono
Dormir é uma das maravilhas da vida, a gente não pode negar.
Mesmo que você não goste e ache que está perdendo tempo, o sono é essencial para garantir o bom funcionamento do seu corpo, afinal é quando estamos descansando que tudo que passamos durante o dia é absorvido, seja bom ou ruim.
Por isso, quando você está com todos os hormônios controlados e com a sensação de bem-estar em alta, você tem melhores noites de sono. Além do cansaço físico, que ajuda também. A partir daí, enquanto você dorme, as coisas boas que se acumularam durante a prática de exercícios podem ser sintetizadas de forma melhor.
Tudo isso contribui para uma saúde mental em dia, além, é claro, do contato humano e com a natureza que você pode ter, o que com certeza, ajuda a melhorar a sua mente também.
O pedal pode colaborar com muitas partes da sua vida, aposte nesse esporte e cuide da sua saúde!