Suplementação – Melhores resultados e muito mais energia!
A utilização de suplementos é muito comum entre pessoas que realizam algum tipo de exercício físico, garantindo muitos benefícios, tanto para a saúde, quanto para o desempenho do atleta.
Porém, é necessário destacar que essa suplementação deve acontecer com acompanhamento nutricional, afinal, apenas com uma alimentação equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras, é possível ter todos os nutrientes que o corpo humano precisa para funcionar.
Quando o seu foco é melhorar algo especifico ou ter mais energia para longas horas de pedal, por exemplo, os suplementos podem ajudar no rendimento, proporcionando vários benefícios, sem exageros, é claro. A hidratação também deve se manter sempre em dia, ela também é responsável por melhorar a performance do atleta.
Os suplementos ainda, não são utilizados apenas para suprir as carências de nutrientes dos atletas, eles também podem ser usados para um objetivo específico, normalmente passado pelo nutricionista, para manter o ritmo, aumentar a força ou até mesmo manter a pessoa mais focada, como é o caso da cafeína, creatina e entre outros.
Como saber quais suplementos devo tomar?
Não existe uma indicação exata de qual suplemento você deve tomar, porque para que isso seja feito da forma correta, é necessário avaliar as necessidades do seu organismo ou das suas metas para aquele período de treino.
Cada pessoa possui um funcionamento único, que depende da rotina, da fisionomia e dos costumes de alimentação, por isso, a melhor maneira de tomar os suplementos é com o auxílio de um nutricionista.
É por isso que, a dieta de um atleta, nem sempre funciona bem para outro. É tudo muito relativo e realmente precisa de uma indicação profissional.
Os principais suplementos utilizados por atletas para resistência podem ser listados e, para te ajudar, vamos falar um pouquinho mais sobre cada um deles, separadamente.
Cafeína
Consumir um suplemento de cafeína 30 ou 60 minutos antes do treino pode ajudar a aumentar o foco e a resistência do atleta. Se o objetivo é atingir o melhor rendimento possível, esse é um suplemento indispensável na rotina do ciclista.
Mas, como dissemos antes, isso pode variar de acordo com o organismo de cada indivíduo. Existem pessoas que são mais resistentes à cafeína e os efeitos podem não ser tão bons, por isso é necessário testar, antes de adquirir grandes quantidades.
Carboidratos
Esse suplemento pode suprir uma boa parte da parcela diária necessária de carboidratos da sua dieta. O que acontece é que durante o exercício, a reserva de energia tende a diminuir, então ter uma fonte rápida de carboidratos para repor é importante.
O indicado é consumir uma hora antes do exercício, mas você também pode tomar durante ele, caso seja extremamente necessário. Contudo, não dispense a opinião do nutricionista e não exagere nas doses de energia!
Beta-alanina
Essa é uma aposta nova do mercado que garante rendimento maior para circuitos de alta intensidade e curta distância.
Estudiosos indicam que a beta-alanina, quando administrada corretamente, aumenta os níveis musculares de uma substancia chamada carnosina, o que ajuda a compensar o acumulo de lactato fatigante durante exercícios que exigem muito do corpo, melhorando o desempenho.
Eletrólitos
Os eletrólitos são suplementos utilizados na água para ajudar na hidratação do atleta.
Manter essa substancia em equilíbrio é o ponto chave para um bom desempenho, pois a água por si só, pode não ser de muita ajuda. Na verdade, se estiver muito calor e o ciclista beber muita água, durante a realização de um exercício extremamente cansativo, os níveis de sódio no sangue podem cair, causando hiponatremia.
Creatina
Muito conhecido por quem já frequenta a academia, esse suplemento é responsável por aumentar a força dos músculos e a quantidade de massa magra no organismo.
Ela ajuda a melhorar o desempenho, mas também pode aumentar o peso, caso o consumo não seja controlado adequadamente. Por isso, creatina é só com indicação médica, viu?
Carboidratos e proteínas
Consumir carboidratos e proteínas de quatro para um nas horas após o treino pode ajudar a reabastecer seus estoques de glicogênio.
Isso ajuda a garantir que seu organismo faça a síntese muscular e reabasteça seus estoques de glicogênio para o próximo treino, tornando-o mais resistente à fadiga.
Levando tudo isso em consideração, você pode definir quais são as melhores opções para o seu objetivo e conversar com o nutricionista sobre acrescentar os suplementos na sua dieta.
Na Cyclist, você encontra esses e outros suplementos para ajudar na sua jornada de melhora no pedal.